quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Regras sem base




Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles,e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado? "
Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, 
não irá pegá-la e tirá-la de lá?
Mateus 12:9-11

Os fariseus haviam transformado a Lei do Senhor e uma forma de controlar pessoas. Usaram o mandamento do sábado para terem o controle. Viram Jesus começar arrebatar o coração das pessoas com uma verdade absoluta. Então sem prensar lançam uma pergunta com o intuito de acusar Jesus. Como temos acusado nossos irmãos com aquilo que transformamos em regra? O desejo dos fariseus era que todos seguissem seus padrões, e por onde Jesus pega eles? Por onde pega hoje todos os que vivem duas faces. Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?
Em outras palavras, me digam que por trás dos panos vocês não fazem aquilo pelo qual tentam me acusar? Vocês tiram uma ovelha do buraco, mas querem proibir a cura do próximo? Mas observe: Qual de vocês? Ou seja, nenhum de vocês tem poder para apontar o que estou prestes a fazer e já que é assim vou liberar cura sem medida. Precisamos deixar de impor regras que não seguimos e de usar a palavra para os nossos deleites pessoais. A lei veio para nos favorecer e não nos destruir, por ela conhecemos o pecado, mas para nos purificar do pecado foi que Jesus veio. Regras sem base só servem de pretexto para não fazer nada pelo outro.

Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.

Mateus 12:12-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário