segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dores e perdas


Que valor tem a dor em nossas vidas? Que poder tem a superação de cada uma das aflições que nos cercam? 
Não conseguimos notar que quando superamos as dores e corremos para a presença de Deus podemos ser em Suas mãos instrumentos poderosos de cura e transformação.
No capítulo 4:9-10 de 1 crônicas nos conta a história de um homem chamado Jabez, cujo o nome tem o significado "aquele que causa dor". Em nossa história somos marcados por várias situações de dor que parecem ser incuráveis, impenetráveis e impossíveis de serem vencidas. O que fazer com essas dores? Como lidar com perdas que nos paralisam?
Jabez tinha tudo para se conformar, para se neutralizar. Seu nome era sua identidade, por onde ele passasse ele seria conhecido como aquele que causa dor, mas ele decidiu não ser marcado daquela forma e correu para a presença de Deus.
Para onde você tem corrido nos momentos de dores estendidas? Para onde você tem corrido quando uma dor tenta marcar a sua vida, quando um momento de perda tenta lhe marcar?
Qual tem sido sua reação perante aquilo que vem para te neutralizar? Somos frutos de nossas escolhas. Jabez decidiu orar e fez um pedido simples. Por favor, abençoa-me alargando as minhas terras. Que tua mão seja comigo! Livra-me do mal. Assim, este momento não me causará dor.
Perante as dores e perdas nos desesperamos, nos movemos segundo o que vêm os nossos olhos, nos sentimos em lugares fechados.
Jabez estendeu sua visão perante o sufoco e disse: Deus alarga minhas terras. Amplia minha visão, me tira do isolamento, me tira do meio de uma visão turva e pequena.
Em seguida pediu que a mão do Senhor fosse com ele, e que Ele o livrasse de todo o mal. Assim este momento não me causará dor. Ainda que passemos por um momento de dor, estes momentos não podem gerar dor constante e muitas vezes perpétua.
Não podemos permitir que as perdas abram feridas que nos deixarão sempre feridos a beira do caminho.
Nossa chance de resistir a tudo o que se opõe ao propósito de Deus é parar em Sua presença. No fim do texto a palavra declara que Deus atendeu o pedido de Jabez.
Ele não foi neutralizado pela dor e foi o mais respeitado entre os seus irmãos. Quando corremos a presença de Deus alcançamos não a honra humana, mas a honra do céu.
Dê um brado profético a dor que te neutraliza. Não são as coisas que temos que definem quem somos, é o Deus que servimos que define nossa suficiência Nele.
Sua graça é suficiente para nós. Cante uma canção para Aquele que é suficiente para nós. Ainda que o nosso coração e carne falhe e a terra abaixo de nós se abra, com os nossos olhos veremos o Senhor. Os nosso leves sofrimentos não são para se comparar com a glória que há de se revelar.
Embora gritemos para que Ele afaste nossas dores, temores e perdas. Se mantivermos Nele os nossos olhos teremos uma certeza gritando em nós Ele é tudo o que precisamos. Ele é suficiente para nós, porque absolutamente nada pode nos separar de seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário