quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ladrões da nossa Aliança

E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. Gn 15:11
Nisso, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava. Gn 15:11
Estava pensando neste versículo hoje! E comecei a observar o contexto da história e percebi que começava neste momento uma aliança de Deus com Abrão! No verso cinco Deus lhe faz a promessa mandando que ele olhe para os céus e conte as estrelas se é que ele pode realizar tal feito, a promessa vem:"Assim será a tua descendência." No verso seguinte: "Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça." Por fé Abrão alcançou a justiça de Deus!
Ao decorrer do versículo vemos Abrão pedir a Deus uma prova de que tudo aquilo é real! Abrão já estava velho e como percebemos nos versículos anteriores já crente de que sua herança e nome ficaria para Eliézer, servo nascido em sua casa! Deus então pede um sacrifício a Abrão instituindo ali uma aliança! Até ai está tudo muito lindo! Porém aparece o verso 11!
Ai fiquei intrigado e parei a leitura e queria saber o porque daquele versículo! O que estava implicito ali que só alguém que parasse tudo afim de entender a tremenda mensagem depositada em um versículo encontraria? Pensando nisso posso abrir um parentese e dizer que a palavra é uma bomba incendiadora de corações sonhadores e que a cada versículo existe uma mensagem avassaladora de conquista e fé!
Enfim chega de rodar! Vamos a mensagem! 
No meio da oferta de Abrão e da concretização da Aliança que ele estava fazendo com Deus surgiram as rapinas. (As aves de rapina ou rapinantes, são aves carnívoras que compartilham características semelhantes, bicos recurvados e pontiagudos, garras fortes e visão de longo alcance. Assim as rapinantes são aves ágeis na captura de seus alimentos). Essas aves começaram a descerr sobre os cadáveres. Será que elas queriam vê-los mais de perto? Não, acho que elas queriam ir la por na posição certa porque queriam ajudar Abrão! lógivo que não!
O propósito daquelas aves era roubar a oferta de Abrão, roubar a aliança que garantiria a sua promessa! Foi isso que Abrão falou, como vou saber que tomarei posse dela? Deus mostrou como Abrão teria certeza disso fazendo com ele uma aliança alicerçada em sua palavra (espiritual) e no sacrifício (natural).
Talvez você se identifique com essa palavra! Muitas vezes fazemos uma aliança com Deus e ELE também faz conosco! Deus todos os dias tal hora estarei me separando para orar. Deus vou ler a Tua Palavra todos os dias! Deus vou jejuar pelo menos uma vez por semana! Ai surgem as aves de rapina: "Você está virando fanático!", "vai mesmo virar é pastor(a)". E mais um monte de ladrões que surgem! O triste é que muitas das vezes por não ter mais condições próprias (velhice de Abrão), por faltar algo que sustente a promessa (O filho) nós deixamos que a nossa fé seja neutralizada!
Apesar de todas as circuntâncias Abrão creu e isso lhe creditou justiça, lhe imputou justiça! O que falta em nós é tal fé e tal decisão! Abrão ousou pedir a Deus e esperar, nós ousamos pedir, porém não queremos nunca ter que esperar. Porque não me dá agora e pronto! Já estou velho, sem filhos, outro vai tomar o lugar que é meu, cadê a sua promessa? As aves de rapina ao descerem sobre o que firmará nossa aliança nos amedrontam!
Mais se olharmos para a atitude de Abrão diante dessas aves perceberemos o que temos que fazer. Abrão as enxotava firmemente sem se deixar levar. Ele insistiu em expulsá-las! não parou em momento algum! Nãos deixou seu coração esmorecer, manteve os olhos na aliança! Abrão passou a tarde perseverando e vigiando a oferta que fizera a Deus.
Sabe qual é o nosso problema? É que na primeira ave que aparece queremos sair correndo! E deixar elas levarem a esperança de nossa aliança firmada no Senhor. Após toda a luta de Abrão para não deixar que elas o separassem do que concretizaria sua Aliança veio a boa notícia!
Ao pôr-do-sol Abrão foi tomado de um profundo sono e envolto por uma grande escuridão e espanto. E o Senhor fala a ele mostrando-lhe o que viria em sua vida a seguir. A perseverança nos leva a conhecer o lugar exato de onde Deus quer que estejamos. Mas não veio somente boas notícias, ele soube que sua descendência passaria maus bocados. Só 400 anos presos, padecendo com escravos mais o tempo de bonança viria! É isso ai meu povo, repreendam essas aves de rapina que tentam roubar a sua aliança. E que aliança é essa? SANTIDADE! Não negocie por nada sua santidade, continue a cultivá-la ainda que satanás te ofereça ótimos pratos nada se compara ao que Deus pode e vai lhe dar se permaneceres até o fim.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.Mateus 24:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário