terça-feira, 11 de março de 2014

A vinda do Espírito

JOÃO 16
Depois de um discurso maravilhoso no capítulo 15 sobre permanecer Nele, Jesus inicia o verso explicando o porquê de ter dito tudo aquilo. “Eu lhes tenho dito tudo isso para que vocês não venham tropeçar.” O cuidado de um Deus que ama! Sem palavras ferrenhas, sem afrontas pessoais, apenas o desejo de livrá-los de tropeçar. Queremos tanto dizer a verdade, e não percebemos o quanto somos arrogantes e arrotamos nas outras pessoas a nossa vitória sobre determinados assuntos. Jesus apenas ensina o caminho de permanecer Nele e passa mais tempo falando dos benefícios de permanecer Nele do que o destino dos que não permanecerem.
Nossa! Como Jesus era incrível. A igreja de 10 anos pra cá tem se destacado em apontar os erros e dizer: você tem que mudar, sem perceber que isso só é possível pelo Espírito. E Jesus sabia disso, então ele apenas ensina e diz que o Espírito virá. Não por força e nem por violência, mas pelo Espírito. A videira verdadeira disse verdades que os discípulos não entenderam, mas logo afirmou, quando vier o Espírito ele os guiará a toda a verdade. Em seguida Jesus começa a dizer sobre a perseguição que viria aos que Nele permanecessem, e o motivo de nos avisar isso. Quando vocês virem isso acontecer lembrem-se de que eu os avisei.
Por ter falado de ir embora o coração dos discípulos se enchem de tristeza, oh coração que nos contraria! Jesus está dando boas notícias, mas pela falta do Espírito e a presença de um coração enganoso eles se entristecem. Se Jesus não fosse não teria como o Espírito vir. Se Ele não se entregasse como sacrifício a porta não seria aberta. No Egito se o povo não passasse o sangue do cordeiro nas portas, a morte teria alcançado seus lares. Se Jesus não fosse entregue como sacrifico, seu sangue não poderia ter nos livrado da morte e a vida (Espírito Santo) não poderia ter nos alcançado.
“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado”.
Como o Espírito Santo é incrível e que papel magnífico. Por que tantos desviados? Por que tantos perdidos dentro da igreja? Porque estamos tentando tomar o lugar do Espírito Santo. Nosso papel é pregar e ensinar a palavra, somente o Espírito pode convencer o homem a vivê-la. Quantas palavras nós liberamos sem perceber. Eu mesmo matei muita gente com palavras, quando achava está falando a verdade e apenas estava machucando as pessoas. Jesus afirma que tinha tanto a dizer, mas eles não podiam suportar. “Mas quando o Espírito vier...” Que palavra, quando Ele vier, ele os guiará a toda a verdade. Quantas vezes pensei estar falando a verdade, mas estava apenas falando de mim mesmo. E Jesus aponta uma característica simplesmente incrível do Espírito Santo. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que esta por vir.
O Espírito Santo é mesmo magnífico, veio para glorificar Jesus, veio para falar daquilo que está no coração do Pai. Precisamos entender o papel do Espírito. Jesus reforma a páscoa e ensina de fato os princípios que estão no coração do Pai e nos deixa de presente o Espírito Santo para diariamente injetar em nós essa verdade latente. A partir do verso 17 vemos que os discípulos não estão entendo o que Jesus está ensinando com plenitude.  Mas Jesus diz a eles que chorariam e se lamentariam e o mundo se alegraria. Como acontece nos nossos dias. Somos perseguidos e levados todos os dias como ovelhas ao matadouro enquanto o mundo celebra na bebida, prostituição e vários outros meios de carnalidade. Porém, Ele prometeu que nossa tristeza se transformaria em alegria. Pode parecer que demora, mas quando virmos o Filho do homem vir nas nuvens nossa alegria será transbordante. Naquele dia não haverá mais dúvidas, não haverá mais necessidades, não haverá mais dor. Aleluia! Jesus nos ensina a pedir no nome dele, mas como disse no outro estudo: Sempre que pedimos alinhados ao coração de Deus, pedimos o que de fato o Espírito quer. Apenas aquilo que condiz com Sua vontade.
Observe o que acontece no texto. Os discípulos acham que entenderam e Jesus faz uma afirmação que parece sarcástica: Agora vocês creem? Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa, vocês me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo. Quantas vezes julgamos ter entendido tudo e em seguida deixamos o Senhor com nossas atitudes. Jesus acabara de falar sobre eles não poderem entender e acredito que por um desejo de impressionar eles logo dizem ter entendido tudo.
           Jesus os consola com o verso 33. "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Em todas as nossas provações e aflições temos a oportunidade de olhar para frente e ter o nosso maior exemplo Jesus como alvo, porque Ele venceu, Ele rompeu com este mundo e nos deu o caminho. Nele podemos vencer esse século. Só Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário