domingo, 9 de março de 2014

Jesus videira verdadeira


JOÃO 15

Não há maneira de frutificar se não estivermos alicerçados em Jesus.  Jesus está com os discípulos em momento de revelações e explicações a cerca dos dias vindouros após a sua vinda. E a primeira revelação no capítulo 15 é: EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA, E MEU PAI É O AGRICULTOR. Em outras palavras, tudo o que vocês já viram e ouviram a respeito de crescer em Deus é falso e não passa de símbolos. Somente em mim existe esta possibilidade, e não apenas isso, eu recebo cuidado direto do Pai. Deus sendo o agricultor é quem cultiva diretamente a videira.
Observe que a seguir ele começa a reforçar a ideia de que em qualquer outra pessoa, coisa ou lugar é inútil fazer quaisquer coisas e impossível frutificar. O próprio Pai se encarrega de desligar do ramo todo àquele que não frutifica e o Pai também limpa os que frutificam. Mas o que mais chama a atenção nisso tudo é o fato que Jesus revela no verso 3: VOCÊS JÁ ESTÃO LIMPOS, PELA PALAVRA QUE LHES TENHO FALADO. Pense, um ia negá-Lo e os outros abandoná-Lo, mas Ele afirmou: VOCÊS JÁ ESTÃO LIMPOS... e no verso 4: PERMANEÇAM EM MIM E EU PERMANECEREI EM VOCÊS, NENHUM RAMO PODE DAR FRUTO POR SI MESMO, SE NÃO PERMANECER NA VIDEIRA.
Nossas falhas não nos impedem de estar limpos Nele, nossas falhas não são desculpas para não frutificarmos. Passamos tanto tempo nos escondendo atrás de falhas quando Ele está nos revelando: Vocês estão limpos. Mas perceba que isso não é desculpa para permanecermos como estamos, mas sempre buscarmos mudar. Imagine Pedro naquele momento, Ele acabou de dizer que vou negá-Lo (Jo 13:31-38) e agora está dizendo que estou limpo. Assim somos nós, poxa eu falhei, como Ele pode me entregar essas responsabilidades? Como as pessoas veem pureza em mim? Simples, a pureza está Nele.
Somente permanecendo Nele podemos estar limpos e frutificar. Ele só poda aquelas que já frutificaram. No verso 5 ele reforça o lugar dele e o nosso: EU SOU A VIDEIRA E VOCÊS OS RAMOS e no fim do verso POIS SEM MIM VOCÊS NÃO PODEM FAZER COISA ALGUMA. Se não permanecermos em Jesus não servimos para nada, somos como um ramo que seca e é jogado fora, descartável, prontos para ser apanhados e lançados ao fogo.
Somente se permanecermos em Jesus nós temos a primazia de ter o que pedimos atendido, mas alicerçados Nele nossos pedidos jamais serão egoístas, jamais falarão de nós mesmo, mas das coisas que cooperam para que Ele seja glorificado. O Pai é glorificado por darmos muitos frutos e assim poderemos ser chamados discípulos de Jesus. Ele nos amou nos detalhes. SE VOCÊS OBEDECEREM AOS MEUS MANDAMENOS PERMANECERÃO NO MEU AMOR, ASSIM COMO TENHO OBEDECIDO AOS MANDAMENTOS DE MEU PAI E EM SEU AMOR PERMANEÇO.
Amor e Obediência é a linguagem que resume o Reino. Somente em obediência somos limpos, frutificamos e somos cooperadores desse amor sem medidas. O Senhor Jesus encerra essa parte da videira deixando uma das mensagens mais fortes de sua passada em carne sobre a terra, mensagem que ele tanto falou como viveu em ações. “Amem-se uns aos outros como eu os amei”. Precisamos ouvir essa poderosa mensagem urgentemente. Observe o verso 16 e corra para vivê-lo: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
Nossa quanta chuva de amor existe em cada palavra de nosso Mestre. Não bastasse dizer tudo isso Ele vem nos consolar dizendo que o mundo realmente seriam nossos perseguidores e buscariam frustrar a nossa certeza de permanecer em Jesus. “Vocês não são do mundo, , mas eu os escolhi, tirando-os do mundo.” Precisamos manter o foco, precisamos olhar pra Jesus. Foi ele quem nos removeu do nosso antigo estilo de vida e tem nos proporcionado a oportunidade de mudar completamente vidas. É assunto para um livro. Mas para encerrar esse pequeno estudo eu quero falar do verso 26 e 27.
"Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio".


                Obrigado Pai pelo Espírito Santo! Ele o enviou, ele nos deu um amigo que nos leva a verdade e que provém do Pai. Ele testemunha a respeito de Jesus. Somente através do Espírito podemos cumprir aquilo que Jesus nos chamou para fazer. Ele chama doze homens. Pescadores, coletores de impostos entre outros e um deles se desliga desse propósito por não permanecer em Jesus. Esse doze homens têm a missão de andar com Jesus, mas sendo preparados para falar de tudo o que viram e ouviram porque Jesus em breve partiria. Porém, Jesus sabia que sozinho eles não poderiam fazê-lo com fidelidade, e nos enviou Aquele que cuida de nós em meio aos nossos furacões internos, Aquele que sempre nos leva para a verdade que está no Pai. Somente pelo Espírito podemos testemunhar a respeito de Jesus. Obrigado por tudo Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário